Programar o Xbee usando o Arduino

Dec 14
2010

Em primeiro lugar, se tiverem um Arduino que nao seja o UNO, escusam de ler o resto do post porque isto so acontece, aparentemente com o Arduino UNO.

Entao, queriam programar o Xbee com o X-CTU usando o ARduino UNO? Pois bem a resposta é:

NAO É POSSIVEL!!

Ou pele menos eu nao consegui. Fiz todos os testes e mais alguns, li resmas e resmas de paginas e nada, inclusive estive em conferencia com o Filipe Valpereiro da Inmotion.pt ontem a tentarmos tudo…ate que encontrei uma que me disse realmente o que precisava de saber e isto apos ter lido a documentaçao de como instalar o X-CTU e algo muito importante, que podem ou nao ter que instalar, que são os Drivers de FTDI.

À, já agora, convém mencionar também que o X-CTU infelizmente ainda só funciona em Windows, por isso se como eu usarem mac ou linux, terão que recorrer a outra maquina ou então a um VirtualBox, Wine ou VMware.

Voltando à NÃO programaçao com o Arduino Uno.

Bem, para resumir, a instalação não é possivel por que o arduino uno não tem o chip ftdi, como podem ver neste link para um forum que encontrei aqui. Ora, se não tem esse chip entao não pode ser usado como “serial port” para o Xbee shield. Simples nao? bahhhh que gaita… isto obriga-me a ter que adquirir um XBee Explorer USB, ate porque os Xbee’s Pro 2.5 nao veem configurados de fábrica prontos a usar.

Por isso amigos, se estavam a pensar poupar 20 euritos, ja foram…tem mesmo que ser! A nao ser que… sim é verdade quem tiver ai para casa perdido um Arduino Duemilanove, podem usar estes mesmo para programar os xbee’s usando o X-CTU. Quem me manda a mim querer o topo de gama, bah!

Podem ver Aqui como o fazer, seus sortudos…

Boa sorte, e ja agora se descobrirem uma maneira de usar o X-CTU com o Arduino Uno avisem, porque há muita gente a precisar de o fazer… 20 euros sempre são 20 euros pa…a crise anda aí 😉

3 Responses to “Programar o Xbee usando o Arduino”

  1. Xbee as aventuras. « JAPAB says:

    […] tambem para reforçar como ja tinha dito no outro post que as minhas configurações, foram feitas usando um XBee Explorer USB, porque os meus arduinos […]

  2. João says:

    Olá.
    Eu estou com um problema diferente.
    Um XBee consegui configurar mas o outro não consigo. Usei um arduino UNO. Num XBee funcionou tudo direito no outro não consigo.

    O que é certo é que consegui configurar. Será problema de alguns ou será que na realidade não consegui configurar?

  3. rechena says:

    Viva,
    nao quero dizer que conseguiu ou nao, ate porque so vendo. 🙂
    O que o leva a dizer que conseguiu configurar o primeiro xbee?

    O que lhe posso dizer é que na realidade e de acordo com muitas leituras que fiz, a probabilidade de não configurado o primeiro xbee é grande.
    Porque lhe falta como menciono no post o chip FTDI.

    Mas uma maneira simples de saber se da ou nao é fazer os procedimentos basicos e se conseguir mudar os parametros do Xbee entao é porque consegue, mas o que recomendo mesmo é a aquisiçao do Xbee explorer, vai ver que merece a pena e pode usar para muitas outras coisas.

    Ab
    Rechena

Leave a Reply

Follow Me