Fiquem por ai…

Dec 29
2010

…porque eu continuo a andar por ca..simplesmente nao tenho tido muito tempo.

Tenho feito bastantes progressos com o GPS, com o Xbee e com o arduino, e em breve irei colocar aqui algumas dicas e dificuldades que tive e continuo a ter…

Alem disso esta para sair um post com, eu sei, eu sei, ja estão fartos deste tópico, mas aqui vai na mesma – “Novas Peças”.. 😉 nomeadamente:

Peças que me foram oferecidas pela Faneca neste natal: (sim ela ofereceu-me coisas para os arduinos, digam la que não gostavam de ter uma mulher assim 😉 )

  1. GPS
  2. Shield para o GPS
  3. Algumas partes do RFID Kit

E depois algumas que já tinha comprado:

  1. Sensor de Temperatura – LM335
  2. Detector de Monoxido de Carbono
  3. LCD, sim leram bem um LCD 😉

E penso que para ja sao estas…não se vão embora e ja agora aproveito para desejar a todos

UMA EXCELENTE ENTRADA EM 2011

Com qualquer um dos pés, isso não interessa, mas pelo menos tentem entrar de pé 😉

 

 

 

Feliz Natal

Dec 19
2010

Sao os votos do JAPAB para todos. 🙂

E como nao podia deixar de ser, os votos de feliz natal tinham que ser via Arduino 😉

Mais uma vez tenho que agradecer à Faneca por me ter feito esta excelente montagem.

Twitter

Dec 01
2010

No seguimento dos post anteriores sobre os testes com o twitter.

Tenho andado a fazer os mesmos testes para uma conta fechada, mas como aquilo ate ja manda umas bocas fixes lembrei-me que talvez alguem quisesse seguir as postas de pescada que o Arduino esta a mandar para lá. Podem fazer o follow aqui. Para ja deixei com status reservado, porque ainda nao faz nada de novo, mas no futuro…bem..logo se ve. Va sigam lá “OFaneco – The Arduino”.

Note-se que ainda é so para testes e nao esta propriamente inserido num Ongoing Project.

Arrumaçao/Organizaçao

Nov 30
2010

Uma das coisas que mais me preocupou, mais ou menos 5 minutos depois de ter comprado o kit, foi como é que ia arrumar tanta coisa sem perder nada.

Lembro-me que quando começei a brincar com electronica o meu pai ofereceu-me um conjunto daquelas gavetas de plastico e metal que se veem muito mas lojas de electronica e ferragens com tudo catalogado e arrumado.

Ora bem, eu ainda tenho essas gavetas, mas como não mexia em electronica a mais ou menos 20 anos decidi comprar algo mais recente e prático, ou seja, algo que desse para simplesmente pegar em tudo e levar para qualquer lado, seja ele um workshop de arduino, ou uma simples troca de ideias entre amigos, ou apenas para estar realmente tudo arrumado e no mesmo sitio. Por isso optei por isto:

E com a vantagem que posso usar uma das gavetas para ter as resistencias separadas e bem arrumadas evitando assim as confusoes devido ao meu defeito de ser “Estupidamente Daltonico”, palavras da Sra. Drª médica…

Bem, com isto faço a Faneca ficar feliz porque nao tem tralha espalhada pela casa fora e eu sei sempre onde está tudo…bem, quer dizer, pelo menos tento saber, na realidade falta-me sempre qualquer coisa. Gaita!

Como sempre, se tiverem ideias para ajudar a manter o estaminé arrumado, elas são bem vindas…

O Kit Inicial…

Nov 26
2010

Bem, noutro post ja falei do kit que comprei no Codebits IV 2010, mas agora vou aqui colocar umas fotos do respectivo kit..

Ora bem e o que tem este kit afinal?

Começando de cima para baixo e da esquerda para a direita, ca vai:

  1. Motor DC
  2. Sensor de Temperatura, este nao foi facil, mas fica aqui o link para o Datasheet que o Filipe da inmotion.pt me enviou
  3. Interruptor
  4. Sensor de Luz
  5. Tilt Switch
  6. Diodo Zenner
  7. Diodo
  8. Push Buttons
  9. Buzzer
  10. Piezzo
  11. Led Vermelho
  12. Led Verde
  13. Led Amarelo
  14. Led Branco ou azul ainda nao testei 😉
  15. Led RGB (este é muito nice, mediante codigo de arduino faz as 3 cores)
  16. Transistor

Na segunda foto da esquerda temos varias resistencias, ok, por este altura ja se devem ter perguntado porque é que as resistencias estao em sacos com papeis a dizer quantos ohms é que cada uma tem…pois bem amigos, é facil, segundo a minha medica que me deu a carta de conduçao, eu sou estupidamente daltonico, por isso…podem imaginar o que é separar as resistencias 😛 nao ia correr bem de certeza! Graças a ajuda da Faneca consegui separar todas e dar-lhes os respectivos nomes, nao percebo porque raio é que o gajo que as inventou nao escreveu simplesmente o valor na resistencia, tal como os diodos ou os transistores…enfim nao se percebe 😛

Na ultima foto temos uma Breadboard, que é ideal para prototipagem e para evitar soldaduras e uma caixa cheia de pequenos fios cortados em diversas medidas para usar para ligar o arduino aos componentes e por ai fora.

Note-se que estes cabos sao bons e dao muito jeito, mas ja encomendei uns melhores, uma vez que teem pontas e sao maleaveis o que dá mais liberdade, podem ver os cabos que estou a falar aqui.

Alem disso ainda falta aqui uma foto do Arduino propriamente dito 🙂 mas esse voces ja conhecem a imagem.

Bem, o post podia ser mais extenso, mas depois a realidade é que ninguem o lia, ou entao adormecia a meio.

Mais a frente vou colocar alguns dos exemplos que consegui fazer com este kit, um dos que me deu mais luta foi mesmo por o Sensor de temperatura a dar o valor em Graus centigrados, mas depois de o conseguir ate ja ligava o motor para arrefecer e acendia um led amarelo ou vermelho consoante a temperatura…

Enfim..Duvidas? Ja sabem, botem ai nos comentarios.

Como começar?

Nov 25
2010

Bem este é um post mais complicado, mas que se completa com o post que irei colocar a seguir que é o Onde comprar?

Basicamente nao é dificil, podem fazer como eu fiz, foi a um evento, neste caso o Codebits 2010 e vi tanta gente a usar que me despertou a curiosidade e decidi comprar um KIT, podem comprar so o Arduino propriamente dito, mas se comprarem um kit é mais simples, porque podem logo fazer varios Exemplos que veem com o software do Arduino.

Bem o kit pode ser um destes que a Inmotion vende

Kit Inmotion – Kits

  • Eles teem varios, mas penso que para começar o Kit arduino é o mais adequado, podem sempre perguntar a opinião do dono da loja que esta sempre pronto a ajudar, o Filipe Valpereiro.

E depois??

Depois é so usarem o nosso grande amigo google e procurarem 🙂 o que nao falta prai sao projectos de arduino, como por exemplo um da sparkfun para medir a quantidade de cerveja que esta num determindado barril, ORA isto é um projecto que se adequa muito a tuga, mas no nosso caso é mais o numero de minis que estao no frigorifico. 😉

Nao vou dizer para virem aqui ver ideias, porque tal como voces estou apenas a começar, claro que ja tenho algumas ideias e aceito todas as sugestoes para novos projectos…

Fiquem bem..fiquem Arduinados 😉

O Primeiro

Nov 25
2010

Podia descrever o que é este blog, mas ninguem ia ler por isso, se quiserem realmente saber o que trata este blog e porque o nome, vejam no Sobre.

Vamos ao que interessa, os projectos, que para ja sao 4, bem ha mais um mas tenho que perguntar ao resto da malta se posso falar nele 😉

1- Project “Goog Morning Dave”

2- Project “Save My Plant”

3 – Project Sleep Analyzer

4- Project Josephine 😉

Para ja estes sao me vao dar algumas dores de cabeça e €€ por isso para ja chega.

Divirtam-se e venham de la comentarios e sugestões…

Follow Me